terça-feira, 15 de maio de 2018

Saiba como funcionam as doações de perucas


Volta e meia você deve ver aqui no blog alguns posts sobre doações de perucas feitas pelo Soluções Capilares, como por exemplo a que fizemos para a Casa Rosal, em Nova Lima, na semana passada. Talvez você deve estar se perguntando: “Eu posso doar meus cabelos para que eles sejam transformados em perucas?” “Se sim, como faço?”  No post de hoje vou tirar essas dúvidas e explicar como se dá a dinâmica de nossas doações.

Para essas doações acontecerem, nós fazemos parcerias com instituições sérias em todo o estado que auxiliam pacientes oncológicas sem condições de comprar uma peruca. Além da Casa Rosal, temos parceria também com a ORCCA (Organização Regional de Combate ao Câncer) em Betim, com o Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer, ONG localizada na cidade de Caratinga, no Vale do Rio Doce e com o Hospital da Baleia, em BH.

A partir do momento em que essas parcerias são firmadas, as instituições citadas repassam para nós os cabelos recebidos por meio de doação. E cabe a nós, ao receber esses cabelos, confeccionar gratuitamente as perucas, levando em conta a textura e o tipo dos fios. A mecha já deve estar cortada, limpa e não pode estar molhada. É importante também que ela tenha preferencialmente 20cm no mínimo para que existam alternativas de cortes e modelos.

Depois que a peruca é confeccionada por minha Ana Tompa, num processo 100% artesanal, a doação, enfim, é efetivada. Nesse momento nos encontramos com o representante da instituição parceira para oficializar o gesto.

Ana Tompa é responsável pela produção das perucas artesanais

Na semana passada entregamos duas perucas para a Casa Rosal

Fernanda Martins, Supervisora Assistencial da ORCCA, esteve recentemente no Ntc para buscar perucas que confeccionamos para doação

Perucas que doamos para o Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer


Uma vez que a peruca sai da loja, é de total responsabilidade da instituição que recebe a forma como ela será armazenada e entregue à paciente que precisa.

Não temos como saber como estas perucas são guardadas e como são entregues as pacientes necessitadas. Mas o que sei que faz total diferença é que os responsáveis pela entrega precisam ser atenciosos e passarem todas as informações importantes para esta mulher que vai receber esta peruca.

Para evitar que qualquer problema aconteça, algumas de nossas instituições parceiras, como a Casa Rosal, já têm um local próprio para condicionar essas perucas, uma espécie de mostruário/vitrine, onde elas ficam visíveis. Desse modo a paciente pode experimentá-las e escolher aquela que mais se adapta a seu rosto. E ajustes as vezes são necessários. Por isso o responsável pela entrega tem que ter sensibilidade no momento de ajudar esta mulher a experimentar as perucas.

No próximo post, vou escrever sobre todos os cuidados que a mulher que recebeu a peruca de doação precisa ter para mantê-la. Depois que ela não precisar mais, também pode devolver a peruca que nós reformamos e ajudamos uma outra mulher. Mas isso é assunto da próxima terça!

Vou deixar o contato de todas as nossas instituições parceiras aqui. Um abraço e até semana que vem!

Casa Rosal
Endereço: R. José Sabino Duarte, 288 - Quintas, Nova Lima - MG
Telefone: (31) 3541-0042

Hospital da Baleia
R. Juramento, 1464 – Saudade, Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3489-1500

Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer
Endereço: R. Coronel. Antônio da Silva, 279 - Centro, Caratinga – MG
Telefone: (33) 3321-7042

ORCCA
Endereço: Rua Hum, 337 – Jardim Brasília, Betim – MG
Telefone: (31) 3595-3882 



Nenhum comentário:

Postar um comentário