terça-feira, 10 de outubro de 2017

Criança em quimioterapia: o que usar quando o tratamento faz cair os cabelos

Oi pessoal, tudo bem? Nesta quinta-feira, 12, comemoramos uma das datas mais gostosas do ano, o “Dia das Crianças”. Depois que me tornei mãe, posso dizer, seguramente, que passei a enxergar o mundo com outros olhos. É fantástico ver meu filho crescer, perceber cada novo aprendizado, presenciar suas conquistas, prepará-lo para as derrotas e frustações que a vida coloca a nossa frente.

Muitas crianças, porém, desde cedo, já se tornam guerreiras, por terem de enfrentar problemas de “gente grande”, como a descoberta de um câncer, por exemplo. Infelizmente essa doença não escolhe idade. 

Para vocês terem uma ideia, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são registrados no Brasil a cada ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  Os principais são leucemia, mais frequente em crianças dos dois aos cinco anos; e os tumores cerebrais, que compreendem de 15 a 20% de todos os cânceres que acometem a faixa etária pediátrica no país.

Se para lidar com adultos em tratamento já é necessário uma dose extra de carinho, com crianças esse cuidado é redobrado. Muitas sequer compreendem a gravidade do problema pelo qual estão passando. Isso sem falar da angústia e sofrimento que sentem diante dos primeiros sinais físicos da quimioterapia, entre eles a queda dos cabelos.

Nesse momento, uma alternativa para minimizar o sofrimento dos pequenos, principalmente das meninas, que em geral são mais sensíveis aos impactos do câncer, é recorrer às perucas, próteses capilares e também aos anéis de cabelos. Essas soluções são ótimas opções para que a pequena cliente fique mais forte e feliz, sentindo o mínimo possível as mudanças em sua aparência. 

A família é fundamental na escolha da melhor opção pois são estas pessoas que irão nos passar todas as informações importantes sobre a criança. Isso porque muitas vezes a pequena guerreira ainda não consegue expressar o que está sentindo. 

E os pais podem ficar despreocupados. Qualquer uma das soluções escolhidas proporciona a filha levar uma vida supernormal, sem se privar do convívio com os coleguinhas: ela vai poder ir à escola, brincar, praticar atividades físicas, enfim... vai poder viver sua infância com toda alegria que ela merece ser vivida. 

Peruca artesanal feita com o cabelo de uma adolescente de 14 anos. Tivemos que complementar, pois os fios dela não foram suficientes

Anel de cabelo para usar com turbante ou chapéu também deixa a criança com aparência bem natural

O mais importante é que, através dessas soluções, a criança seja minimamente impactada pelo problema que vivencia, seja ele um câncer ou quaisquer danos físicos na região capilar. Por isso, minha equipe e eu estamos aqui, para ajudar sua filha, com respeito, dedicação e carinho. É uma satisfação ver o sorriso no rosto dela através do nosso trabalho e perceber que com as soluções que oferecemos, a criança ficará mais feliz e se sentindo mais forte nesta jornada. Contem conosco papais! O desejo pela saúde de sua filha também é o nosso. Um abraço e até semana que vem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário