terça-feira, 19 de setembro de 2017

Quer doar seus cabelos para pacientes em quimioterapia? Saiba o que você precisa fazer

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou esclarecer algumas dúvidas muito comuns às pessoas que doam seus cabelos para que possamos fazer perucas destinadas a mulheres em quimioterapia. Vários doadores chegam aqui no Ntc Soluções Capilares by Wilma Perucas querendo ver as perucas produzidas integralmente com o cabelo deles ou saber qual paciente foi contemplado com a doação.

Eu compreendo perfeitamente esse desejo, porém, é importante deixar claro que um único cabelo não é suficiente para montar uma peruca. É preciso uma grande quantidade de fios. Geralmente temos que juntar os cabelos de pelo menos três pessoas. E tem mais: é fundamental que os fios sejam parecidos e que tenham, no mínimo, 20 cm já cortados. Todo e qualquer tipo de madeixa pode ser doada, seja ela crespa, lisa, ondulada ou tingida.

Na hora de prepará-las para a doação, não esqueça de cortar os cabelos bem curtinhos. Isso porque quanto mais curto for este corte, mais se consegue aproveitar o comprimento dos fios. Depois de passar a tesoura, o próximo passo é fazer um rabo de cavalo baixo, com os fios penteados e prendê-los a um elástico. Apenas os que estiverem assim serão aproveitados. Aqueles que caírem no chão, na hora do corte, infelizmente não poderão ser usados.

Depois de cortar seus cabelos, tomando os cuidados que acabei de citar, basta trazê-los à nossa loja. Aqui vamos analisar toda a estrutura dos fios: coloração, textura, gramatura e juntá-los com outros que sejam parecidos aos seus, para que possam formar uma peruca, que será confeccionada artesanalmente, por minha mãe, Ana Tompa. 

Perucas artesanais feitas por Ana Tompa

Por fim, após a peruca ficar pronta, nós a enviamos gratuitamente para várias instituições parceiras da nossa loja, presentes em todo o estado, como por exemplo, hospitais, centros de tratamento a pacientes oncológicas e ONGs de combate ao câncer. Aqui no Ntc nós não fazemos doações. O motivo é simples. Acreditamos que as instituições com as quais temos contato possuem total expertise para entregar a peruca a quem realmente precisa, ou seja, está enfrentando uma quimioterapia e não tem condições financeiras para comprar o modelo de sua preferência.

Perucas doadas ao Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer

Ana Tompa entrega perucas à pacientes com câncer do Hospital Felício Rocho

Você certamente deve estar se perguntando: “Mas se a peruca não servir na pessoa que está recebendo?” A dúvida é comum, principalmente pelo fato de que não conhecemos quem irá ganhá-la. Porém, vale a pena dizer que a peruca pode ser facilmente ajustada na cabeça, no momento da doação. Ela não vai cair e muito menos deixar a mulher com uma aparência artificial. Muitas, inclusive, preferem escolher aquelas, cujos fios são bem parecidos aos cabelos que tinham antes do câncer. 

Ao receberem a doação e terem a aparência resgatada diante do espelho, as pacientes oncológicas se sentem mais fortes e dispostas a vencer a enfermidade

Esse ciclo de doação, embora longo e com várias etapas, é recompensado quando recebo a ligação de uma instituição, dizendo que a nossa peruca trouxe felicidade a uma paciente, permitiu que seus olhos brilhassem e sua esperança crescesse. Por isso quero agradecer, de coração, a todos que nos procuram para doar. Fico emocionada só de pensar que três pessoas, juntas, podem devolver a alegria a outra, através de um pequeno gesto, mas que, na verdade, é uma grande e nobre corrente de solidariedade. Um abraço e até semana que vem!

Crianças também já se envolveram nessa causa nobre da doação de cabelos





Nenhum comentário:

Postar um comentário