quinta-feira, 20 de abril de 2017

Enfrente a quimioterapia usando perucas feitas com seus próprios cabelos

Quem acompanhou a novela “A Lei do Amor”, da Globo, certamente viu a cena em que a personagem Letícia (Isabella Santoni), vitima de recidiva (volta da leucemia), recebeu uma peruca de presente da mãe, Helô (Cláudia Abreu), feita com os próprios cabelos da paciente, perdidos na primeira vez em que ela teve que se submeter a sessões de quimioterapia. 

A reação da garota, é claro, foi de contentamento, principalmente por descobrir que sua aparência não iria mudar bruscamente quando chegasse a hora de esconder os indesejáveis sinais físicos do tratamento contra o câncer.

A cena em questão, embora pertença ao universo de uma novela, tem se tornado cada vez mais real no cotidiano de pacientes oncológicas, que ao precisarem usar perucas estão recorrendo a mais uma opção: às feitas com os próprios cabelos. Aqui no Ntc, por exemplo, recebo diariamente de três a quatro mulheres em quimioterapia que optam por perucas artesanais.

Essa busca tem uma explicação bem afetiva. A peruca para a paciente que enfrenta uma quimioterapia não precisa ser necessariamente a mais moderna, com os cachos volumosos ou importada de um país de primeiro mundo. Ela pode se sentir bem mais feliz e com a autoestima elevada ao usar o acessório que resgate sua verdadeira identidade, ou seja, que se aproxime mais do visual que ela tinha antes da doença. 

A procura pelas perucas artesanais tem sido tão grande, que minha mãe, Ana Tompa, com experiência no mercado há mais de 30 anos, voltou a recorrer à produção do acessório. 

Quem deseja usar perucas feitas com o próprio cabelo deve cortá-lo o quanto antes. Isso porque todo o processo demora entre 10 a 15 dias para ficar pronto. Quanto mais curto for este corte, mais se consegue aproveitar o comprimento dos fios. Todo o procedimento é feito em nossa própria loja e o cabelo será costurado a uma touca, com o molde da cabeça da mulher.





 Perucas feitas à mão por Ana Tompa são 100% naturais

O resultado é um visual que vai de encontro ao desejo inicial das clientes que procuram a loja com o anseio de resgatar a aparência “perdida” com a quimioterapia. 

Entretanto, antes de confeccionar a peruca artesanal é importantíssimo conhecer a história quem irá usá-la e o que aquele cabelo representa para ela, afinal estamos lidando com vidas, emoções, sentimentos. Só assim conseguimos fazer nosso trabalho da forma mais carinhosa e positiva possível.   

A cada atendimento que fazemos percebo o quanto Ana Tompa sente um enorme orgulho por saber que suas mãos são capazes de devolver a autoestima a mulheres fragilizadas pelo câncer. A alegria que, tanto ela, quanto eu, sentimos ao ver o sorriso das clientes quando recebem a peruca com o próprio cabelo não tem preço que pague. 

Ah! E mesmo que você não queira ou não possa usar seu próprio cabelo na peruca por qualquer motivo que seja, nós comercializamos uma variedade de peças importadas, para colocação imediata. Elas também são capazes de deixá-la com o visual idêntico ao que você tinha antes de perder os fios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário