quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Alimentos que auxiliam na beleza dos cabelos



A saúde dos cabelos está diretamente relacionada a uma série de fatores, como por exemplo, hábitos de higiene, qualidade de vida, prática de atividades esportivas e ao tipo de alimento que as pessoas consomem. Recomendo a ingestão de vários alimentos que apresentam nutrientes eficazes na manutenção da saúde e beleza dos cabelos, além da prevenção da calvície. Não apenas os cosméticos de alta tecnologia, com ativos especiais, garantem a vitalidade das madeixas. É preciso aliar a dieta do cabelo a um tradicional cardápio de alimentação equilibrada.
 Alimentos como arroz integral, feijão e lentilha são ricos em proteínas. Eles formam o colágeno e a queratina, componentes que fortalecem os cabelos. A soja melhora a circulação no couro cabeludo. Já o pepino e a cenoura, se consumidos diariamente, fortalecem os fios e proporcionam o crescimento. Alguns nutrientes específicos como os minerais zinco, selênio, cálcio, silício e ferro, além das vitaminas E, C e do complexo B são essenciais para a prevenção da queda capilar. As propriedades desses nutrientes funcionam em cosméticos, mas o benefício deles é mais eficaz quando estão presentes nos alimentos que consumimos.  Como exemplo, a aveia, a castanha do Pará, o leite e seus derivados, o espinafre e as carnes vermelhas, além de frutas como abacaxi, laranja, acerola, mamão e manga.
                Outros nutrientes como Ácido Fólico, presente nos vegetais de folhas verdes, Biotina, nas maçãs e gema de ovo, Cisteína, nos peixes e o Selênio, nas cebolas, também são úteis para prevenir a queda dos cabelos. Porém, em relação o uso do primeiro recomenda-se cautela, pois o ácido fólico em doses maiores que as necessárias impede que outros nutrientes entrem na raiz dos cabelos, obstruindo o crescimento ao invés de estimulá-lo. Portanto exagerar nos suplementos, que são ricos nesse nutriente, está fora de cogitação.
                Além de uma dieta equilibrada, é importante que ela contenha no mínimo 30% de proteínas. Para os vegetarianos, recomenda-se compensar a ausência de carne com alimentos similares como ovos e pratos à base de soja. Também são dicas importantes para quem deseja prevenir a perda de cabelos: não exagerar no consumo de álcool, pois ele inibe a absorção de vários nutrientes e evitar produtos cafeinados como café, chá preto ou chá mate, já que a cafeína inibe a absorção do ferro, nutriente essencial à saúde dos fios.
                Para completar, a saúde das células dos bulbos capilares e a perfeita renovação dos cabelos dependem de uma alimentação completa e saudável. Longos períodos sem se alimentar, por exemplo, faz com que os folículos capilares não recebam a energia adequada para sua manutenção. Por isso é ideal alimentar-se a cada três horas.
Uma ideia recente é oferecer junto com a Terapia Capilar um trabalho de acompanhamento nutricional. Essa combinação de alimentação correta e cuidados adequados com o cabelo torna os resultados dos tratamentos capilares mais eficazes e satisfatórios.
Depois de tudo que falamos aqui, desejo que vocês tenham um Natal esplendoroso e uma réveillon com muita saúde e sem exageros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário