segunda-feira, 17 de outubro de 2011


Artigo publicado na coluna do Dr. Telmo Diniz no Jornal Pampulha 15 a 21 de outubro
Alimentação anti-câncer
No Brasil, a incidência de câncer se torna mais evidente à medida que ocorre o envelhecimento da população. Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no país. Na faixa etária acima de 40 anos, já é a principal causa de óbitos. A alimentação é considerada um fator de risco modificável. Portanto, mudanças na dieta podem diminuir o risco de desenvolver câncer e até mesmo ajudar a combatê-lo.
Já sabemos que alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento do câncer, enquanto outros reduzem as chances da ocorrência desta doença. Em linhas gerais, os tumores se desenvolvem através de células defeituosas, conhecidas por neoplasias, e crescem pela formação de novos vasos sanguíneos, conhecidos pelo nome de angiogênese. A adoção de um padrão alimentar saudável que combata as células tumorais, que fortaleça o sistema imunológico e impeça a formação desses novos vasos que irrigam o tumor é nosso objetivo.
Uma dieta "anti-câncer" poderá contribuir para a redução das chances de risco para diversos tipos de tumores, como os de cólon, de reto, de próstata, de mama, entre vários outros. Além disso, adotando uma dieta mais saudável, a pessoa ganhará, "de quebra", proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que é a maior causa de mortalidade no mundo.
O alimento a seu favorUtilize os alimentos listados a seu favor: chá verde; açafrão da terra (curcuma); cogumelos (shitake); frutas vermelhas - amora, morango, maçã, romã; temperos - hortelã, tomilho, manjericão, canela e alecrim; legumes crucíferos - couve, couve de bruxelas, brócolis, couve-flor; alho, cebola; soja.
Controle a ingestão de gorduras saturadas e evite as gorduras do tipo "trans" contidas em biscoitos e sorvetes.
Escolha as gorduras certas, ricas em ácidos graxos ômega-3 encontradas no azeite de oliva extra-virgem (o ômega 3 também pode ser encontrado nos peixes de águas salgadas e frias. como o atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão).
Aumente o consumo de fibras, consumindo mais alimentos integrais e reduzindo os alimentos processados (provenientes da farinha branca) e o consumo de frutas e de vegetais, incluindo no mínimo cinco porções destes ao dia.
Outros não menos importantes: gengibre; tomate cozido; uva, suco de uva ou vinho tinto; chocolate meio-amargo (com 70% de cacau).
Sempre que for possível, dê preferência na compra de produtos sem agrotóxicos e orgânicos.
Ao longo do dia
Para finalizar, inicie o dia com um suco verde, que inclui laranja, couve, cenoura, gengibre, hortelã e maçã. No meio da manhã, tome um chá verde ou um suco de romã. No almoço, inclua no prato uma maior porção de vegetais e legumes, o mais variado possível, temperado com azeite de oliva extra-virgem, alecrim e limão, associado a um carboidrato da sua escolha e uma carne magra, também se utilizando dos temperos anti-câncer (não esqueça do açafrão). No decorrer da tarde, uma ou duas frutas, e termine a noite com um lanche mais leve, à sua escolha. Boa semana com saúde a todos. 
Alguns Benefícios do Suco Funcional
-Desintoxica o organismo
-Modula quadros de hipertensão arterial
-Auxilia no controle de peso
-Melhora a circulação sanguínea
-Ajuda nos casos de câncer
-Evita osteoporose
-Auxilia no controle de doenças cardiovasculares
-Melhora o funcionamento intestinal
-Melhora a contração muscular
-Evita a fadiga muscular
-Evita dores de cabeça
-Diminui a TPM

RECEITA
    •  Couve( 2 molhos)
    •  Hortelã( 2 molhos)
    •  1 maçã
    •  ½ cenoura
    •  2cm de gengibre
    •  Suco de 2 laranjas
Bata no liquidificador.
Bata a couve e a hortelã e coloque em formas de gelo. Ao preparar o suco, inclua a couve e a hortelã congeladas( 2 a 3 cubos/pessoa). É mais prático e não perde os nutrientes!

Um comentário: