terça-feira, 26 de julho de 2011

Cronobiologia, você sabe o que é isso?

A  cronobiologia trata da relação dos fenômenos internos do organismo e sua relação com o tempo. Visa entender o funcionamento do ritmo ou relógio biológico durante o ciclo ou ritmo cardiano (latim = circa diem = cerca de um dia), que equivale ao período de um dia, ou seja 24 horas, com o objetivo de promover melhor qualidade de vida através de adaptações e orientações para que determinadas ações possam ser mais bem aproveitadas.
O relógio biológico é individual, ou seja, os horários que ocorrem determinadas necessidades são diferentes para cada pessoa mas de uma forma geral o organismo tem funcionamentos semelhantes, veja só:
Aquela moleza que sentimos depois do almoço, por volta das 13h e 14h não é só devido a digestão. Nesse horário nosso organismo tem uma queda de adrenalina desacelerando o ritmo cardíaco.
Mas vamos ao que interessa. O que tudo isso tem haver com a saúde do meu cabelo? Existe o estudo da cronobiologia cutânea que permite o desenvolvimento de produtos cosméticos inteligentes e mais eficazes, assim como o melhor horário para a sua aplicação.
Estudos comprovam que a pele reage de diferentes maneiras durante o dia, influenciando e muito na aplicação dos produtos e sua manutenção. Durante o dia há um aumento na produção sebácea e já a noite a absorção transepidérmica é maior no período noturno.
Como durante o dia a atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas é maior e com isso um aumento da temperatura, sugere que a permeabilidade cutânea durante o período diurno seja menor, pois a barreira hidrolipidica está mais densa.
O estudo também demostra que durante a noite há um aumento da microcirculação capilar, um aumento do tamanho dos queratinócitos e também da divisão celular. Por isso sempre indico que o melhor horário para aplicação de ativos no couro cabeludo seja a noite. 
Então, aproveitem que normalmente estamos mais tranquilos a noite e lembrem de passar  suas loções no couro cabeludo e... boa noite!

Baseado no artigo da Revista Personalité  - Profa.Rosaline Kelly Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário